Sabe Porque Quer Deixar de Fumar?

Sabe Porque Quer Deixar de Fumar?

Está a pensar em Deixar de fumar.

Sabe os motivos pelos quais deseja parar?

Quer ser mais saudável?

Economizar?

Manter a sua família segura?

Todas essas razões?

Se ainda não tiver certeza, pergunte-se o seguinte:

1 – O que eu não gosto em fumar?

2 – O que eu perco quando fumo?

3 – Como fumar está afetando a minha saúde?

4 – O que acontecerá comigo e a minha família se eu continuar a fumar?

5 – Como a minha vida vai melhorar quando eu parar?

Depois de saber os seus motivos para parar, lembre-se deles todos os dias. Pode inspirá-lo a parar de fumar para sempre.

https://www.storyboardthat.com/storyboards/hirkhan18/why-you-should-not-smoke

Segue mais alguns motivos a serem considerados.

6 – Quer ter uma aparência, sentir e ser mais saudável?

7 – As minhas probabilidades de ter cancro, ataques cardíacos, doenças cardíacas, derrames, cataratas e outras doenças diminuirão.

8 – Terei menos probabilidade de me constipar ou ter gripe e serei capaz de recuperar mais rápido se ficar doente.9 – Vou respirar mais fácil e tossir menos.

10 – A minha pressão arterial vai cair.

11 – A minha pele ficará mais saudável e com aspeto mais jovem.

12 – Os meus dentes e unhas não ficarão manchados.

Parar de fumar vai fazê-lo sentir melhor e melhorar a sua saúde. Mas há outras razões para parar nas quais ainda pode não ter pensado.

13 – Quer um estilo de vida melhor.

14 – Terei mais dinheiro para gastar.

15 – Posso passar mais tempo com a família, pôr o trabalho em dia ou passar a fazer o hobby preferido.

16 – Não terei de me preocupar com a próxima vez que poderei fumar ou onde posso ou não posso fumar.

17 – A comida terá um sabor melhor.

18 – As minhas roupas vão cheirar melhor.

19 – O meu carro, a minha casa e os meus filhos não cheiram a fumo.

20 – Passarei a sentir o cheiro da comida, flores e outras coisas melhor.

Quer uma vida familiar melhor?

21 – Vou dar um grande exemplo para meus filhos;

22 – Os meus amigos, família e colegas de trabalho ficarão orgulhosos de mim.

23 – Protegerei os meus amigos e família dos perigos do fumo passivo.

24 – Os meus filhos serão mais saudáveis.

25 – Terei mais energia para fazer as coisas que adoro com amigos e familiares.

26 – Vou ficar saudável para ter a certeza de que estou por perto para partilhar os momentos especiais da minha família.

Faça uma lista de todos os motivos pelos quais você deseja se tornar um ex-fumador.

Guarde a lista num local onde a verá com frequência, como no seu carro ou onde costumava guardar seus cigarros. Quando sentir vontade de fumar, leia a lista para se lembrar do motivo pelo qual desejou parar.

https://br.depositphotos.com/307339648/stock-illustration-to-do-list-button-to.html

Conteúdo fornecido e mantido por Smokefree.gov e o National Cancer Institute no National Institutes of Health.

https://www.cdc.gov/tobacco/campaign/tips/quit-smoking/guide/reasons-to-quit.html

Segue um testemunho de quem teve de ter um motivo mais forte para Deixar de Fumar

A história de Rico F.

Rico, de 48 anos, começou a fumar aos 14. Ele lembra-se de acender os cigarros de seu pai quando era menino e de vê-lo fumar constantemente. Rico continuou a fumar até a idade adulta e, embora os seus médicos lhe tenham dito para parar, ele admite que foi difícil. “Eu simplesmente não conseguia parar”, disse ele.

Aos 45 anos, o médico de Rico disse que ele tinha cancro. De repente, nada mais importava. Rico percebeu que precisava agir imediatamente e parar de fumar para sempre. Rico parou de fumar porque queria ser saudável e ver seus filhos adolescentes crescerem. Ele foi tratado para o cancro e é um sobrevivente desde 2011.

Rico lembra-se de como primeiro lutou para parar de fumar, mas sente-se orgulhoso por ter assumido o controlo de sua saúde e parado. “Desisti para ser mais do que uma lembrança para minha esposa e meus filhos”, disse ele. Rico gosta de partilhar a sua história com outras pessoas e acredita que nunca é tarde para parar de fumar e ter um estilo de vida saudável.

Biografia de Rico F.

Rico, de 48 anos, começou a fumar aos 14. Ainda estudante do ensino médio, teve acesso ao tabaco porque seu pai era fumador. “O meu pai  pedia para acender seu cigarro e, em vez de apenas entregá-lo, eu dava algumas tragadas primeiro. Meu pai ria, e isso incentivou-me ”, disse Rico. Antes que ele percebe-se, fumar tornou-se um vício.

Rico continuou fumando até a idade adulta porque a maioria de seus amigos eram fumadores e havia cigarros sempre disponíveis. Então ele viveu uma tragédia pessoal. “Meu pai morreu de cancro no fígado, mas isso não me parecia nada, então continuei a fumar. Os meus médicos disseram para parar de fumar, mas os avisos caíram em ouvidos surdos. Eu já estava viciado. ”

Quando tinha 45 anos, Rico começou a sentir-se mal. Mesmo não se sentindo bem, ele continuou a fumar. Uma biópsia (um teste em que células do corpo de uma pessoa são examinadas ao microscópio) mostrou que Rico tinha cancro. Ele e a sua família ficaram arrasados.

Além da recuperação física, a recuperação emocional de Rico foi um processo longo e desafiador. “Foi um momento muito difícil. Fiquei deprimido porque estava desempregado e precisava de muito tempo para me recuperar. Eu estava muito doente para trabalhar e perdemos a nossa casa porque não pude pagar a hipoteca. Perdemos tudo o que tínhamos ”, disse ele. Rico sabia que precisava de apoio adicional, então, após a cirurgia, ele mudou-se para a Califórnia para ficar perto de sua irmã.

Uma vez lá, a esposa de Rico encontrou um emprego como enfermeira, e ele ficava sozinho a maior parte do tempo. “Estudei muito e procurei empregos online. Quando eu estava sofrendo de depressão após a cirurgia, a minha esposa apoiou-me com pensamentos positivos sobre as minhas competências para abrir e administrar um negócio ”, disse ele.

Para combater sua depressão, Rico concentrou-se no desenvolvimento pessoal e nas competências de liderança. Ele finalmente abriu duas empresas. “Atualmente, atuo como CEO de uma empresa de cuidados domiciliares e administro as operações de uma escola profissionalizante como seu diretor executivo”, disse ele.

De todas as realizações de Rico, uma das que mais se orgulha é seu compromisso de parar de fumar e permanecer sem fumar. “Quando descobri que tinha cancro, parei de fumar. Eu só queria ser saudável e poder ver meus filhos crescerem ”, disse ele.

Rico é um sobrevivente do cancro que se sente apaixonado por compartilhar sua história e educar outras pessoas sobre as consequências do tabagismo para a saúde. Em 2013, ele começou a trabalhar para uma organização sem fins lucrativos em Oakland, Califórnia, e tornou-se num voluntário do seu programa para ajudar as pessoas a parar de fumar. “Como ex-fumador, sei como é difícil parar de fumar. O vício é uma batalha muito difícil de vencer, mas pode ser feito ”, disse ele. Rico diz que, desde que parou de fumar, o tempo passado com a esposa e os filhos é ainda mais precioso. “Agora que parei, posso fazer parte da vida dos meus filhos à medida que amadurecem.”

https://www.cdc.gov/tobacco/campaign/tips/stories/rico.html