Melhorar o sono com plantas medicinais – Papoila e Crataegus Laevigata

Melhorar o sono com plantas medicinais – Papoila e Crataegus Laevigata

Papoila

Parte Utilizada: pétala

Descrição

É uma planta muito comum na Europa, norte de África e Ásia Ocidental. A sua bonita cor vermelha deve-se à sua riqueza em anticianósidos, utilizados na produção de tisanas para dar cor.

Recuperar o sono

Os alcaloides presentes nas pétalas da Papoila têm uma ação interessante nas alterações do sono. O seu efeito sedativo contribui para controlar o nervosismo excessivo, a ansiedade e a irritabilidade, ajudando assim a recuperar a calma e a serenidade. Os alcaloides também têm propriedades antitússicas, que são reforçadas com a presença de mucilagens muito suavizantes. Portanto, também é utilizada para acalmar a tosse e as irritações de garganta.

Combinações:

Pesadelos: Papoila + Passiflora

Dificuldade em adormecer: Papoila + Crataegus

 

Crataegus Laevigata

Parte utilizada: sumidade florida

História:

Na Grécia antiga, Controlar a ansiedade com plantas medicinais – Melissa ou Passiflora o Crataegus era um símbolo de proteção e pureza, sendo vulgarmente colocado nos aposentos nupciais e nos quartos dos bebés, para afastar os espíritos maléficos.

O amigo do coração

Dois dos principais ingredientes ativos, o hiperóxido e a vitexina (flavonoides), atuam como reguladores do ritmo cardíaco, reduzindo as palpitações e a perceção exagerada dos batimentos cardíacos nas pessoas inquietas e com propensão para a ansiedade. Para além dos efeitos que exerce sobre o coração, o Crataegus atua mais genericamente sobre o sistema circulatório, ao aumentar o fluxo coronário assegurando ao músculo cardíaco um maior aporte de sangue oxigenado (prevenindo os episódios de angina). Devido às suas propriedades cardiotónicas e aos seus efeitos dilatadores sobre os vasos sanguíneos, o Cartaegus pode ser útil nos problemas de arritmia cardíaca.

Esta planta permite atenuar os problemas associados à angina de peito, pela sua ação hipotensiva (diminui a tensão arterial). A sinergia dos seus diferentes ativos, apenas preservados no pó integral, confere uma atividade sedativa ao sistema nervoso central. Os efeitos sobre o nervosismo, a irritabilidade e a ansiedade, bem como os distúrbios do sono, são significativos.

https://jb.utad.pt/especie/Crataegus_laevigata

Arkopharma. (s.d.). abc das plantas. Guia prático de plantas medicinais.