A sua mãe e Shakespeare sabiam: Os benefícios do sono para o cérebro

A sua mãe e Shakespeare sabiam: Os benefícios do sono para o cérebro

DESCOBERTA FANTÁSTICA!

Os cientistas descobriram um novo tratamento revolucionário que o faz viver mais. Melhora a sua memória e torna-o mais criativo. Fá-lo parecer mais atraente. Ajuda na manutenção do peso e diminui a vontade de comer permanentemente. Protege-o do cancro e da demência. Afasta as constipações e  a gripe. Até vai deixá-lo mais feliz, menos deprimido e menos ansioso. Está interessado?”

“Embora possa parecer um pouco hiperbólico, nada neste anúncio fictício é impreciso. Se fosse de um novo medicamento, muitas pessoas ficariam desconfiadas. Aqueles que se deixassem convencer pagariam grandes quantias de dinheiro pelo tratamento, mesmo que fosse apenas uma pequena dose. Se os testes clínicos suportassem esta descrição, as ações da empresa farmacêutica que o inventou subiriam vertiginosamente.

Claro que este anúncio não está a publicitar um extrato milagroso qualquer, nem um medicamento que cura tudo, mas apenas os benefícios comprovados de uma boa noite de sono. As provas que apoiam estas afirmações foram documentadas em mais de 17 000 relatórios científicos escrutinados até à data. Quanto ao custo do tratamento, não existe. Ele é gratuito. No entanto, é demasiado frequente recusarmos o convite noturno para termos a nossa dose completa deste remédio inteiramente natural e as consequências são terríveis.

Devido à falha na educação do público, a maior parte de nós não se apercebe de como esta panaceia de sono é verdadeiramente extraordinária.

Ironicamente, a maior parte das «descobertas» em relação ao sono foram sumarizadas de forma maravilhosa em 1611, em Macbeth, ato dois, cena dois, quando Shakespeare declara profeticamente que o sono é «o principal alimento do banquete da vida». Com uma linguagem talvez menos rebuscada, a sua mãe já lhe deve ter oferecido conselhos parecidos, exultando os benefícios do sono na cura das feridas emocionais ajudando-o a aprender e a recordar, oferecendo-lhe soluções para problemas desafiantes e prevenindo doenças e infeções. Segundo parece, a ciência tratou apenas de provar de forma decisiva tudo o que a sua mãe, e aparentemente Shakespeare, sabiam sobre as maravilhas do sono.

https://www.elivrosgratis.com/download/1806/macbeth-william-shakespeare.html

SONO PARA O CÉREBRO

O sono não é ausência da vigília. É bastante mais do que isso. Como já foi descrito anteriormente, o sono noturno é extraordinariamente complexo, metabolicamente ativo e uma ordem deliberada de séries de fases únicas.

Numerosas funções do cérebro são restauradas e aprofundadas durante o sono. Não existe um tipo de sono que as execute a todas. Cada fase do sono – sono NREM leve, sono NREM profundo e sono REM – oferece benefícios diferentes para o cérebro em diferentes alturas da noite. Assim, não um tipo de sono que seja mais essencial do que o outro. Passar ao lado de uma destas fases de sono vai causar um entorpecimento cerebral.

Das muitas vantagens conferidas pelo sono ao cérebro, a da memória é especialmente impressionante e particularmente bem entendida. O sono provou repetidamente ser um bom auxiliar de memória: tanto antes da aprendizagem, quando prepara o cérebro para criar novas memórias, como depois da aprendizagem, quando consolida essas memórias e impede o seu esquecimento.”

Fonte: Walker, Matthew; Porque dormimos?; Men’s Journal, fevereiro 2019, 978-989-8892-25-6 Pág 123 a 124