A laserterapia da TerLaser consiste na estimulação de pontos específicos, com o objetivo de induzir um efeito fisiológico de bem-estar e tranquilidade fundamentais para o sucesso da cessação tabágica.
A zona a ser estimulada é o pavilhão auricular, e é sobre ele que iremos falar nesta mensagem, de forma, a dissipar alguma dúvida que haja sobre onde é colocado o nosso laser.
Assim, sendo, o “pavilhão auricular é formado por várias saliências e depressões. A saliência mais profunda é denominada concha (concha cava e concha cimba). Sua depressão é limitada pelo anti-hélix e pelo trago. A raiz do hélix divide a concha em duas partes: uma superior e outra inferior mais larga, que é contínua com o condutor auditivo externo, chamada concha cava. A margem superior e proeminente da orelha é denominada hélix ou hélice, que começa na cavidade da concha do pavilhão da orelha e segue circundando o pavilhão até encontrar o lóbulo.
O lóbulo da orelha é a região inferior do pavilhão auditivo, formada por tecido gorduroso, fibroso e vasos sanguíneos cobertos por pele e comumente utilizada para dar suporte a adornos considerados de caráter feminino.
A saliência mais interna e central da orelha constitui o anti-hélix, que se bifurca na parte superior formando a cruz superior e a cruz inferior, cuja depressão formada é denominada fossa triangular. Entre o hélix e o anti-hélix situa-se a fossa escafóide, que também é denominada canal do hélix, região localizada em uma depressão curvilínea que acompanha o formato do hélix. O tubérculo auricular é uma proeminência relativamente pequena, localizada na região superior do hélix.
A proeminência localizada na região anterior da concha, abaixo do hélix, é denominada trago. Ele se projeta a partir do meato auditivo externo para frente, protegendo o orifício.
A incisura superior do trago, também denominada super-trago, é uma depressão formada pela região anterior e externa do hélix e o bordo superior do trago.
Na concha cava encontra-se o meato acústico ou meato auditivo; na sua região anterior encontra-se uma estrutura denominada; e, posteriormente ao meato auditivo e à concha cava, encontra-se o anti-trago. O anti-trago é uma pequena proeminência triangular de pontas abauladas. A fossa superior do anti-trago consiste em uma depressão relativamente pequena que se forma entre o anti-trago e o anti-hélix.”(SENNA, 2012)
É através do conhecimento da anatomia de orelha que é permitido aos terapeutas da TerLaser saberem com exactidão quais os pontos a ser estimulados pelo softlaser, de forma o tratamento protocolado ser o mais eficaz possível, permitindo atingir o sucesso na grandeza dos 90%.
Bibliografia: SENNA, Vitor Silva;SILVA, Paula Raquel; BERTAN, Hamilton – Acupuntura Auricular.Phorte editora São Paulo, 2012. ISBN 978-85-7655-342-7