O lado Negro da luz Moderna

O lado Negro da luz Moderna

Este mês apresentamos um estudo sobre o impacto de usar um iPad antes de ir dormir, retirado do livro “Porque dormimos?” de Matthew Walker.

“Adultos saudáveis viveram durante duas semanas num ambiente laboratorial altamente controlado. O período de duas semanas foi dividido ao meio, com duas fases experimentais diferentes por que todos os participantes passaram: (1) cinco participantes liam um livro num iPad durante várias horas antes de ir dormir (não eram permitidos outros usos no iPad, como e-mail ou navegar na Internet), e (2) cinco noites em que os participantes liam um livro em papel durante várias horas antes de irem para a cama; as duas condições foram atribuídas aleatoriamente entre os participantes que passavam primeiro por uma experiência ou outra.

Comparando com a experiência de leitura em papel, ler num iPad suprimia a libertação da melatonina em mais de 50% por noite. Na verdade, ler no iPad atrasava a libertação de melatonina em cerca de três horas, em relação ao aumento natural nos mesmos participantes quando liam em papel. Quando liam no iPad, o ponto máximo de melatonina, logo a instrução para dormir, só era atingido às primeiras horas da madrugada, em vez de se fazer sentir antes da meia-noite.

Mas ler no iPad mudou realmente a quantidade/qualidade de sono para lá da libertação da melatonina? Mudou, sim, em três aspetos preocupantes. O primeiro, os participantes perdiam uma quantidade significativa de sono REM depois de lerem no iPad. Segundo, os participantes sentiam-se menos descansados e mais sonolentos no dia seguinte a terem lido no iPad. O terceiro foi um efeito mais duradouro, porque os participantes sofriam um desfasamento de 90 minutos no aumento dos níveis da melatonina noturna durante vários dias.

Usar aparelhos com luzes LED de noite afeta os nossos ritmos naturais de sono, a qualidade de sono e quão alerta nos sentimos durante o dia.

Devido à sua omnipresença, as soluções para limitar a exposição à luz noturna artificial são um grande desafio. Um bom começo é criar uma iluminação difusa e baixa nas divisões em que passarmos as horas depois de entardecer. As melhores luzes para a noite são as que criam pequenos pontos de luz ambiente.”

 

Conselhos retirados do site da Endesa

Há um segredo para iluminar cada divisão?

Não existe segredo. Apenas algumas questões que precisamos ter em conta antes de decidirmos comprar as lâmpadas e os candeeiros adequados para cada uma das divisões.

Por exemplo: Que cuidados devo ter no quarto?

O quarto é a divisão da casa que escolhemos para descansar e recarregar baterias. Por isso mesmo a iluminação escolhida deve ajudar a criar um ambiente livre dos stresses o dia a dia, inspirar tranquilidade e descontração.

Por isso, existem várias opções além do tradicional candeeiro de teto. Pode optar por candeeiros dos dois lados da cama. Podem ser candeeiros de mesa, pendentes ou até candeeiros de parede. Pode também optar por ter um candeeiro de pé num dos cantos do quarto como uma fonte de iluminação complementar, para atividades como a leitura.

Se contarem com um braço articulado melhor ainda, uma vez que permitem otimizar a sua utilização consoante as suas necessidades, sejam elas navegar na internet ou ver televisão.

A luz deve ser amarela, por transmitir uma sensação de calor, proximidade, o que queremos sentir num espaço deste género.

https://www.endesa.pt/particulares/news-endesa/poupan%C3%A7a/como-iluminar-cada-divis%C3%A3o-da-sua-casa