Fumar emagrece mesmo (pelo menos alguns)

Fumar emagrece mesmo (pelo menos alguns)

Mas também mata. Por isso, é capaz de não ser a melhor ideia para perder peso…

A reputação do cigarro de fazer emagrecer é antiga. Mas agora um novo estudo, que envolveu 80 mil pessoas, parece mostrar que não se trata de um mito. Um grupo de investigadores do Hospital Universitário de Copenhaga descobriu que os fumadores pesavam menos 2,268 kg do que os que nunca tinham fumado. E a causa é mesmo o tabaco, afirmam os cientistas, no estudo publicado no International Journal of Epidemiology.

As conclusões desta investigação contradizem diretamente várias anteriores, que tinham permitido associar o tabaco a um maior peso e Índice de Massa Corporal (IMC) mais elevado. A diferença poderá estar na abordagem: Os investigadores do Hospital Universitário de Copenhaga quiseram olhar para a ligação entre o peso e o cigarro do ponto de vista genético, de forma a que as conclusões não fossem afetadas por outros fatores ligados ao estilo de vida dos participantes.

Às 80.342 mil pessoas analisadas foram medidos o peso e o IMC e colhidas amostras de sangue para análise de ADN. Os cientistas debruçaram-se sobre uma variante no gene CHRNA3 associada a um maior consumo tabágico e concluíram que os fumadores com esta variação genética específica pesavam menos 1.360 kg do que os fumadores que não a tinham. Mas nos não fumadores (mesmo nos ex-fumadores), não foi encontrada qualquer ligação entre o CHRNA3 e o peso.
Segundo os investigadores, o efeito da perda de peso pode estar ligado aos químicos presentes no cigarro, mas admitem que o processo ainda não é claro

https://visao.pt/atualidade/sociedade/2015-03-18-fumar-emagrece-mesmo-pelo-menos-algunsf813598/

Será que por cerca 2,300kg vale a pena correr os riscos comprovados ao fumar?

Se a cantora Daniela Mercury consegue…? Mas será que não será assim para aqueles em que o metabolismo, maus hábitos saudáveis, genética, ou outros fatores contribuem para o aumento do peso?