FAQ

Questões mais frequentes
 
1O que é a Laserterapia?
Laserterapia é a aplicação de uma luz laser fria que permite inúmeras aplicações a nível do corpo humano. Laserterapia apareceu há mais de 30 anos e agora utilizada a nível mundial para tratar com sucesso muitos tipos de sintomas. Laserterapia também é utilizada no tratamento de adições e perturbações nervosas.
2A Laserterapia é segura?
Sim. A Laserterapia usa um Low Lever Laser Therapy (LLLT) que significa laser terapia de baixa potência, alguns chamam também lasers macios ou frios. “Frios” porque não induzem qualquer aumento de temperatura térmica dos tecidos. Laserterapia é um tratamento seguro, indolor e livre de medicamentos praticamente sem efeitos colaterais negativos. Tem sido usado na Inglaterra, Canadá e Europa há mais de 20 anos sem efeitos colaterais adversos documentados. A laserterapia é um procedimento não-médico e é respeitado por muitos médicos como altamente eficaz.
3Como é que a laserterapia funciona?
A luz do laser penetra facilmente através das camadas da pele para ativar as respostas de cura pelas células e estimula as suas terminações nervosas de forma a produzir endorfinas tais como a serotonina e dopamina que são produzidas naturalmente pelo seu organismo.
4Quais são os pontos no meu corpo que são estimulados com o laser?
A TerLaser concebeu um protocolo onde são estimulados pontos de acupunctura auriculares, nariz e testa.
5Será que o tratamento dói?
Não. Laserterapia é uma terapia é completamente indolor. Na verdade, a maioria das pessoas descrevem como uma terapia relaxante após terem sido tratadas.
6Quanto tempo dura o tratamento?
O tempo de tratamento da TerLaser varia em função do tratamento que é feito, desde 20 a 45 minutos.
7Quantos tratamentos tenho de fazer?
Para Deixar de Fumar, apenas um tratamento. Para Insónia e Ansiedade, um tratamento será insuficiente, o ideal serão quatro sessões com intervalo de uma semana.
8O tratamento é eficaz?
Sim. A laserterapia consiste na foto estimulação de pontos do organismo, originalmente identificados pela acupunctura, com o objetivo de induzir um efeito fisiológico de bem-estar e tranquilidade, através do equílibrio das energias do corpo. A taxa de sucesso ronda em média de 90%.
9Existem condições de saúde para as quais a laserterapia não é recomendada?
Sim. A laserterapia não é recomendada no caso de uso de pacemaker, gravidez, epilepsia, hipertiróidismo (glândula é hiperativa) e tumor maligno na região irradiada. Se tiveres dúvidas, consulte sempre o seu médico.
10Se eu tomar medicamentos pode afetar o tratamento?
O tratamento não é invasivo, logo não há incompatibilidade com medicamentos, mas em caso de dúvida consulte o seu médico.
11Existe alguma coisa que eu preciso fazer antes do meu primeiro tratamento?
Fazer um compromisso consigo próprio, porque o tratamento não altera hábitos.
12Onde é colocado o laser?
A ponta do laser é colocada nas cartilagens dos ouvidos externo direito e esquerdo, extremidades das narinas e testa.
13Posso tomar medicação e fazer o tratamento?
Sim, o tratamento não interfere internamente, no entanto, para sua certeza, consulte o seu médico e questione.
14Eu nunca ouvi falar deste tratamento, faz-se em outros lugares?
A laserterapia está disponível na Europa e na América há mais de 20 anos.
15Pode tomar medicação e fazer o tratamento?
Sim, o tratamento não interfere com a medicação porque se trata de um tratamento físico, no entanto, para seu descanso, consulte o seu médico e questione.
16Eu nunca ouvi falar deste tratamento, faz-se em outros lugares?
Sim a laserterapia está disponível na Europa e na América há mais de 20 anos.
17Eu fiz acupunctura, mas não funcionou muito bem, este é diferente?
Sim. A Laserterapia é indolor e não invasiva e a energia que é absorvida pelo organismo demora muito tempo a ser dissipada, o que o torna muito mais eficaz. O espectro do laser consegue uma taxa de sucesso bastante superior ao das agulhas.
18Existe legislação adequada à laserterapia?
Sim, em Portugal a regulamentação existente incide ao nível da comercialização de aparelhos de laser. O Decreto-Lei do Ministério da Economia (de julho de 2002) estabelece os requisitos para a colocação e aquisição de aparelhos de laser, como a necessidade de sinalética de identificação em locais que utilizem laser, questões relativas à importação de equipamentos, etc. Apesar de já existir uma diretiva europeia que regulamenta as normas de segurança no uso destes equipamentos, em Portugal só em outubro de 2010 é que a lei passou a ser aplicada no setor (Lei nº 25/2010, de 30 de agosto). Em Portugal existe a ALTEC (Associação de Laserterapia Tecnologias e Afins) que está a trabalhar no sentido de elaborar um "código de boas práticas", para a regulação do setor da laserterapia.