É possível superar a ansiedade do teste?

É possível superar a ansiedade do teste?

Resposta de Craig N. Sawchuk, Ph.D., L.P.

Várias estratégias podem reduzir a ansiedade do teste e aumentar seu desempenho no dia do teste.

 

Um pouco de nervosismo antes de um teste é normal e pode ajudar a aguçar sua mente e focar a sua atenção. Mas com a ansiedade do teste, os sentimentos de preocupação e dúvida podem interferir no seu desempenho no teste e preocupá-lo. A ansiedade do teste pode afetar qualquer pessoa, seja você um estudante do ensino básico, preparatório, um estudante universitário ou um funcionário que precisa fazer testes para progressão na carreira ou certificação.

https://www.self.com/story/depression-anxiety-both

 

Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar a reduzir sua ansiedade no teste:

 

Aprenda a estudar com eficiência. A sua escola pode oferecer aulas de apoio ao estudo ou outros recursos que podem ajudá-lo a aprender técnicas de estudo e estratégias para fazer testes. Você se sentirá mais descontraído se estudar e praticar sistematicamente a matéria que estará no teste.

Estude cedo e em lugares semelhantes. É muito melhor estudar um pouco ao longo do tempo do que estudar tudo de uma vez. Além disso, se estudar nos mesmos lugares ou lugares semelhantes em que faz o teste pode ajudá-lo a lembrar das informações necessárias para a realização do teste.

Estabeleça uma rotina de pré-teste consistente. Aprenda o que funciona para si e siga as mesmas etapas sempre que se preparar para fazer um teste. Isso aliviará seu nível de stresse e ajudará a garantir que esteja bem preparado.

Converse com seu professor. Certifique-se que entende o que vai estar em cada teste e saber como se preparar. Além disso, deixe o seu professor aperceber-se da sua ansiedade por fazer os testes. Ele ou ela pode ter sugestões para ajudá-lo a ter sucesso.

Aprenda técnicas de relaxamento. Para ajudá-lo a ficar calmo e confiante antes e durante o teste, execute técnicas de relaxamento, como respiração profunda, relaxando os músculos um de cada vez ou fechando os olhos e imaginando um resultado positivo.

Não se esqueça de comer e beber. O cérebro precisa de combustível para funcionar. Coma no dia do teste e beba bastante água. Evite bebidas açucaradas, como refrigerantes, que podem causar um pico de açúcar no sangue e depois cair, ou bebidas com cafeína, como bebidas energéticas ou café, que podem aumentar a ansiedade.

Fazer algum exercício. O exercício aeróbico regular e o exercício no dia do exame podem libertar a tensão.

Durma bastante. O sono está diretamente relacionado ao desempenho académico. Os pré-adolescentes e os adolescentes precisam especialmente de um sono regular e sólido. Mas os adultos também precisam de uma boa noite de sono para um ótimo desempenho no trabalho.

Não ignore uma deficiência de aprendizagem. A ansiedade do teste pode melhorar abordando uma condição subjacente que interfere na capacidade de aprender, focar ou se concentrar – por exemplo, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) ou dislexia. Em muitos casos, um aluno diagnosticado com uma deficiência de aprendizagem tem direito a assistência para fazer o teste, como tempo extra para completar um teste, fazê-lo numa sala menos perturbadora ou ter perguntas lidas em voz alta.

Consulte um conselheiro profissional, se necessário. A terapia da conversa (psicoterapia) com um psicólogo ou outro profissional de saúde mental pode ajudá-lo a lidar com sentimentos, pensamentos e comportamentos que causam ou pioram a ansiedade. Pergunte se a sua escola tem serviços de aconselhamento ou pergunte se o seu empregador oferece aconselhamento por meio de um programa de assistência ao funcionário.

https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/generalized-anxiety-disorder/expert-answers/test-anxiety/faq-20058195

Craig N. Sawchuk, PhD, L.P., identifica estratégias não médicas para gerenciar a ansiedade e descreve recursos para promover a gestão comportamental da ansiedade.

Veja o seguinte vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=q44DDhgizbs