Controlar a ansiedade nos diabetes com exercício físico

Controlar a ansiedade nos diabetes com exercício físico

O exercício físico pode ajudar a prevenir problemas de ansiedade e melhorar sintomas de várias doenças de foro psicológico. É aliás comum que profissionais de saúde prescrevam a prática de exercício físico como parte integrante do tratamento para a ansiedade.

 

Por isso, ainda que a relação entre  a ansiedade e exercício físico seja relevante para todos, ainda mais para doentes com diabetes.

 

Os benefícios

O exercício físico é uma forma eficaz de prevenir complicações da diabetes e de controlar os níveis de glicemia (a quantidade de açúcar no sangue).

O exercício é benéfico porque vai estimular a produção de insulina e facilitar o seu transporte para as células. Se fizer controlo da glicemia antes e depois da prática de exercício vai facilmente perceber os seus benefícios. É que quando faz exercício está ainda a aumentar a utilização da glicose nos músculos.

Logo após, a glicémia tem tendência a baixar.

Se for feito com regularidade, o exercício físico também vai contribuir para reduzir a gordura visceral. Dessa forma, diminui a insulinorresistência, ou seja, melhora a ação da insulina no organismo.

Efeitos da ansiedade

A ansiedade pode afetar os níveis de açúcar no sangue.

Ainda que a investigação não seja clara na forma como isso acontece. Em algumas pessoas, os níveis aumentam, enquanto noutras diminuem.

Um estudo do Reino Unido mostra que há relação entre a ansiedade ( e outros problemas de saúde psicológica) e diabetes, especialmente nos homens.

Outras pesquisas demonstram, , por exemplo, que os doentes com diabetes tipo 1 tendem os efeitos físicos que se manifestam no corpo quando está presente uma determinada dose de stress.

 

Fazer yoga ou Tai-chi

Promovem o relaxamento e são um antídoto contra a ansiedade.

 

Yoga

É uma atividade física que se baseia em relaxamento e canalização de energia. As pessoas que sofrem de ansiedade irão beneficiar dos exercícios respiratórios e de foco anterior.

Vários estudos demonstram mesmo que, entre os praticantes, os níveis de ansiedade diminuíram substancialmente.

 

Tai – Chi

É uma antiga arte marcial chinesa. Combina meditação e respiração rítmica numa série de movimentos e poses de corpo, coordenados e graciosos.

Está provado que o tai-chi ajuda a reduzir o stress e a ansiedade.

 

https://www.facebook.com/joanabernardes.acupuntura/photos

 

Revista Farmácia de Março/Abril 2023