Alimentos para combater a ansiedade – gérmen de trigo e sementes de linhaça

Alimentos para combater a ansiedade – gérmen de trigo e sementes de linhaça

Gérmen de trigo

Considero o gérmen de trigo um tesouro nutritivo e com imensas propriedades curativas. É especialmente usado em transtornos do sistema nervoso tais como o burn out, esgotamento, cansaço, depressão, nervosismo e insónia.

O gérmen é a parte do grão com maior concentração de nutrientes e substâncias recuperadoras. No gérmen de trigo destaco a grande concentração de vitaminas do complexo B, ómega 3, vitamina E – um poderoso antioxidante-, minerais, cálcio, fósforo, magnésio, manganês, ferro, potássio e zinco, oligoelementos, enzimas, coenzima Q10 e octacosanol – uma substância cientificamente comprovada no aumento da resistência à fadiga e psíquica.

Com dez colheres de sopa de gérmen de trigo por dia consegue-se cobrir as doses diárias recomendadas de vitamina B1, vitamina E, fósforo e manganês.

É um alimento muito importante também noutras patologias tais como a esterilidade – a vitamina E favorece a produção de óvulos e espermatozoides, hiperlipidemias (aumento de gordura no sangue). Num estudo realizado pelo Instituto Nacional do Sangue e de Investigação Médica de Marselha, França, demonstrou-se que a utilização de duas colheres de sopa de gérmen de trigo por dia reduziam o mau colesterol em cerca de 15% e os triglicerídeos em cerca de 11%. Cancro e doenças coronárias – pela sua ação antioxidante trava os processos degenerativos celulares, o envelhecimento e a arteriosclerose. No que concerne a diabetes, está comprovado que três a cinco colheres de gérmen de trigo por dia diminuem o nível de glicose sanguínea e nalguns casos os pacientes reduzem a dosagem de insulina.

A dose que eu aconselho é de duas a quatro colheres de sopa de preferência ao pequeno-almoço. Pode ser misturada, por exemplo num iogurte ou leite de amêndoa. Também resulta muito bem em sopas, saladas ou sumos de fruta naturais.

 

Dica de especialista

Para as propriedades do gérmen de trigo não ficarem comprometidas, deve ser guardado num frasco escuro, bem fechado, de preferência no frigorífico, pelo período de nove meses. Pode utilizar o gérmen de trigo como substituto das farinhas normais.

http://andreiatorres.com/blog/2018/02/14/germen-de-trigo

 

Sementes de linhaça

 

As sementes de linhaça são a melhor fonte vegetal de ómega 3. Como vimos atrás, esses ómegas são fundamentais para melhorar de patologias relacionadas com o sistema nervoso.

Para além disso, as sementes de linhaça são uma excelente fonte de proteína vegetal, contém magnésio e potássio e liganos, que podem ser úteis na prevenção e tratamento de diversas doenças, entre elas o cancro, doenças cardiovasculares e a osteoporose.

São também muito ricas em fibra solúvel – pectina e mucilagem, que suavizam a mucosa intestinal e ajudam a regular a flora.

Para efeitos terapêuticos tanto podem ser utilizadas as sementes de linhaça castanha dourada. As sementes devem ser utilizadas sempre trituradas, uma vez que se forem consumidas inteiras podem passar inteiras pelo intestino e desta forma não serem assimiladas. Devem ser ainda ser trituradas o mais próximo possível da sua utilização, pois oxidam facilmente, perdendo assim grande parte do seu valor nutritivo. Também pode ser utilizado o óleo de linho (cru) na alimentação do dia a dia, por exemplo, para temperar as saladas. Em ambos os casos, quer use as sementes de linhaça ou o óleo, devem conservá-los preferencialmente no frigorífico ou numa zona fria e escura da sua casa para evitar a oxidação e a consequente perda de propriedades terapêuticas. Poderá consumir uma a duas colheres de sopa por dia.

 

https://www.pingodoce.pt/escola-de-cozinha/ingredientes/sementes-de-linhaca/

 

Fonte: Bravo, João; Burn Out; Casa das Letras, setembro 2019 2ªedição, 978-989-780-109