“Banana
Apesar da má fama que conquistou, sobretudo no que diz respeito às dietas, fique a saber que a banana é dos alimentos mais interessantes que a natureza tem para nos oferecer. É dos frutos mais nutritivos e medicinais que existem. E, sim, pode ser utilizada em dietas de emagrecimento.
A banana é rica em 5-HTP, um aminoácido percursor da serotonina – a hormona da felicidade.
Contém ainda vitaminas do complexo B, sendo bastante rica em B6 – duas a três bananas fornecem a dose diária necessária desta vitamina, vitamina C, vitamina E, folatos, fibra, magnésio, ferro e uma grande quantidade de potássio.
Devido à sua composição, é um fruto muito interessante para tratar todos os problemas relacionados com o sistema nervoso. É ainda útil em casos de insuficiência cardíaca, arritmias, hipertensão arterial, arteriosclerose e ajuda na diminuição do colesterol.
Alface
Já o antigo povo romano tinha por hábito consumir alface à noite para acalmar a ansiedade e melhorar o sono.
Na atualidade, após diversos estudos científicos, comprovou-se que a alface tem uma ação sedativa, relaxante e calmante que ajuda a combater a insónia, o stresse e a ansiedade.
Esta substância que podemos encontrar na alface é muito semelhante à que encontramos no ópio, embora esteja completamente isenta de toxicidade e para além disso não cria dependência. A alface ajuda a aumentar os níveis de serotonina e melatonina favorecendo o relaxamento e um sono tranquilo.
Devido à sua composição, a melhor hora para consumir a alface é ao jantar. Contém nutrientes interessantes tais como vitamina A, vitaminas do complexo B, sendo rica em vitamina B1, vitamina C, fibra, potássio, ferro, cálcio, fósforo, zinco, cobre e manganês.
Esta composição em minerais faz da alface um alimento alcalinizante, ideal para quem tem problemas de hiperacidez gástrica, bem como para aumentar o PH sanguíneo.
Fonte: Bravo, João; Burn Out; Casa das Letras, setembro 2019 2ªedição, 978-989-780-109
Fonte imagem: https://www.hsnstore.pt/blog/alimentos-ricos-em-calcio/