Aguentarei Ficar sem fumar

Aguentarei Ficar sem fumar

“  A necessidade psicológica de fumar varia bastante de um indivíduo para outro. Mesmo que a motivação de não fumar mais seja mais forte, o desejo de tabaco pode continuar a manifestar-se ainda durante muito tempo. Mas como já disse, deixar de fumar de um momento para o outro não apresenta perigo absolutamente nenhum – nem para o equilíbrio psíquico nem para nenhum aspeto da saúde.

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_pare_de_fumar_02.pdf

São necessários vários meses para «lavar» completamente o cérebro de todos os vestígios do uso do tabaco e dos respetivos impulsos de fumar. De modo que é preciso manter-se em guarda e conservar a motivação – só ela poderá assegurar a continuidade dos resultados. Convirá recordar a todo o momento que bastará fumar um único cigarro para se voltar ao nível de consumo anterior (quem fumava dois maços de cigarros por dia voltará a fumar o mesmo, etc. É uma regra muito simples). Eis por que tampouco aprovo as tentativas de abandono do tabaco aos poucos. As pessoas que julgam que podem ir diminuindo gradualmente a quantidade de tabaco que fumam para se manter num nível de consumo mais aceitável ou até por acabar por deixar de fumar por completo estão completamente enganadas. É verdade que poderão estar durante algum tempo a fumar quatro, cinco ou seis cigarros por dia, mas de certeza que voltarão, mais tarde ou mais cedo, ao anterior nível de consumo. Aplica-se a isto a lei universal: a lei de tudo ou nada.

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_pare_de_fumar_02.pdf

E o facto de uma pessoa voltar a fumar ao fim de um mês, ou mais, é tanto mais lamentável quanto, na verdade, o período crítico vai dos primeiros dias até à terceira semana. É por isso que eu insisto num plano rigoroso de cerca de 8 dias, pois ele corresponde à fase da desintoxicação rápida e ativa, aquela que é evacuada dos pulmões e das células de todo o organismo a maior parte das substâncias tóxicas. Na verdade, são esses resíduos nicotínicos que alimentam a necessidade física de fumar. Quando esses resíduos são eliminados, fica apenas a necessidade psíquica, que é muito mais fácil combater, visto ser puramente cerebral e, portanto, acessível à lógica e ao raciocínio. A curva de eliminação do tabaco é de forma descendente, com maior inclinação até ao fim da primeira semana e depois, durante alguns meses, com uma inclinação menos acentuada – o que significa que os impulsos de fumar serão máximos nos primeiros dias e irão diminuindo de frequência nas semanas seguintes.

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_pare_de_fumar_02.pdf

Deixar de fumar pode também ser uma oportunidade para introduzir na vida um ideal, novos pontos de referência.

Uma pessoa pode perfeitamente reorganizar a sua vida mediante a sua própria reorganização interior. Ao levantar-se, uma bela manhã, para arrancar as ervas más do jardim, pode talvez vir a descobrir em si um novo ardor e revolver a terra toda para plantar novas sementes.

Fonte: Roger, Jean Luc; Como Deixar de Fumar; Publicações Dom Quixote, 1984, 7130