Não é nenhum segredo que o fumo do tabaco pode ser mortal. Está fortemente ligado ao cancro, doenças cardíacas e problemas pulmonares, entre outras doenças graves e mortais.
Entre os adultos, o tabagismo continua a diminuir nos Estados Unidos, de 20% em 2005 para 14% em 2019, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. O risco de morrer de fumar não diminuiu, no entanto, e estima-se que 1 em cada 5 mortes seja atribuída ao tabagismo.
Uma razão pela qual a taxa de mortalidade não diminuiu tão drasticamente é que o vício do tabaco é difícil de eliminar. Para alguns, parar de fumar tornou-se ainda mais difícil durante a pandemia do COVID-19, pois muitas pessoas enfrentaram maior stress . Durante a pandemia, as vendas de tabaco aumentaram 13%, após anos de declínio.
Mesmo que as taxas gerais de tabagismo tenham diminuído, a taxa quase não mudou entre aqueles com 65 anos ou mais na última década. Quase 9% dos adultos com 65 anos ou mais eram fumadores regulares em 2020, o que significa que mais de 4 milhões de adultos mais velhos poderiam ficar melhor com o abandono do hábito.
Dito isto, vários equívocos comuns sobre o tabagismo nos adultos mais velhos persistem. Eliminá-los pode ser um passo essencial para ajudar os fumadores de longa data a parar de uma vez por todas.
Equívoco 1: Depois de fumar por décadas, parar de fumar não fará muita diferença para a saúde de alguém.
Verdade: Parar de fumar em qualquer momento da vida diminui o estrago pulmonar causado pelo tabagismo, e as pessoas que param de fumar aos 65 anos tendem a viver mais do que aquelas que continuam a fumar. Além disso, parar de fumar pode beneficiar a maioria das partes principais do seu corpo – incluindo melhorar o fluxo sanguíneo para ajudar a curar feridas adequadamente e até mesmo ajudar a manter a audição e a visão noturna nítidas.
Equívoco 2: Os fumadores mais velhos têm mais dificuldade em parar do que os fumadores mais jovens.
Verdade: Embora os fumadores mais velhos sejam menos propensos a tentar parar, estudos mostram que eles são mais propensos a ter sucesso do que os fumadores mais jovens quando tentam parar. Isso não significa que fumar seja necessariamente mais fácil de parar à medida que as pessoas envelhecem, mas a idade em si não deve ser um obstáculo.
Equívoco 3: As mudanças no estilo de vida de um fumador mais velho tornam mais difícil parar de fumar.
Verdade: Os fumadores mais velhos costumam fazer grandes mudanças nas suas vidas, desde se aposentar até reduzir o tamanho de sua casa e abrir espaço nas suas vidas para os netos. Essas mudanças geralmente desencadeiam mudanças naturais nas perspectivas e comportamentos que podem ser úteis para parar de fumar. A perspectiva de tomar conta de um novo neto ou visitar um destino de férias há muito esperado pode ser um poderoso motivador para deixar os cigarros de lado para sempre.
A pesquisa não apenas mostra que as pessoas ainda podem colher benefícios para a saúde quando param mais tarde na vida, mas também que, uma vez que uma pessoa mais velha tenha decidido parar, ela tem uma boa hipótese de sucesso.
A duração do hábito de uma pessoa não deve ser um impedimento. Uma vida sem fumo pode ser alcançada em qualquer idade.
https://newsroom.uhc.com/health/awareness/myths-about-quitting-smoking.html
Fumantes mais velhos que param de fumar experimentam muitos benefícios para a saúde, como diminuição do risco de declínio cognitivo, prevenção de polifarmácia, melhores resultados de saúde e melhor qualidade de vida (Kivipelto, Mangialasche e Ngandu, 2018; HHS, 2020).