A enurese noturna e as suas causas

A enurese noturna e as suas causas

O que é enurese?

A enurese (bedwetting) noturna, é a perda involuntária de urina durante o sono em crianças com mais de cinco anos de idade. A enurese afeta cinco a sete milhões de crianças nos EUA e 5 a 10% de todas as crianças de sete anos. Embora a enurese noturna seja um pouco mais comum em meninos do que em meninas, ela afeta crianças de todos os sexos.

Existem dois tipos de enurese: a primária e a secundária. A primeira é mais comum, ocorre em crianças que nunca conseguiram controlar a bexiga e tem um forte padrão familiar (predisposição genética). A segunda surge após um período de, pelo menos, seis meses sem perdas.

Causas potenciais de enurese

Elas podem ter origem em:

  • Ansiedade: A pesquisa mostra que as crianças que fazem chichi na cama são significativamente mais propensas a ter problemas de ansiedade do que as crianças que não fazem chichi na cama. A ansiedade pode ser o resultado de um estado crónico e contínuo de angústia ou uma resposta direta a uma condição ou evento provocador de stress. As crianças que lutam com a enurese são mais propensas a ter ansiedade generalizada, ataques de pânico, fobia escolar, ansiedade social e ansiedade de separação. Se a enurese é um problema persistente, os pais devem considerar a possibilidade de verificar se o filho tem um transtorno de ansiedade.

 

https://soloinfantil.com/bebe/enurese-noturna/

  • Hábitos alimentares e de consumo: Certos alimentos e bebidas são diuréticos, significa que fazem com que o corpo produza mais urina. Algumas crianças são mais sensíveis aos diuréticos do que outras. A cafeína, especialmente a encontrada no café e no chá, é um diurético importante. Além disso, quando uma criança bebe pode afetar a probabilidade de molhar a cama. Por esta razão, muitos pais restringem a ingestão de líquidos de seus filhos à noite, quando se aproxima a hora de dormir.

 

  • Infeções do Trato Urinário (ITUs): Os sintomas comuns de uma ITU incluem perda de urina frequente e inesperada, bem como inflamação da bexiga, os quais podem causar enurese noturna. Embora as ITUs sejam facilmente tratáveis, elas geralmente não são diagnosticadas inicialmente nas crianças, que às vezes não têm a capacidade de explicar seus sintomas.

 

  • Apneia do sono: A apneia do sono faz com que o corpo pare repetidamente de respirar durante o sono. É relativamente comum entre adultos, mas pesquisas recentes mostraram que também se pode revelar nas crianças. Um efeito potencial da apneia do sono é a produção de “peptídeo natriurético atrial” (ANP). ANP faz com que os rins produzam urina extra durante o sono, o que pode levar à enurese.

 

  • Constipação: A constipação faz com que o excesso de resíduos se acumule no reto, o que pode torná-lo protuberante. O reto está localizado logo atrás da bexiga, então, em alguns casos, um reto protuberante empurra a bexiga. Como resultado, a constipação regular pode causar enurese. Crianças com constipação e enurese devem tratar a constipação primeiro, depois ver se a enurese diminui.

 

Causas menos comuns, mas potencialmente mais graves de enurese incluem:

  • Problemas renais: Os rins desempenham um papel importante na produção e eliminação de urina, de modo que a enurese pode às vezes ser causada por rins aumentados ou doença renal crónica. As crianças com doença renal podem apresentar perda de peso, aumento da sede ou aumento da perda de urina, além da enurese noturna.

 

  • Insuficiência de ADH: Numa pessoa saudável, o cérebro produz o “hormônio antidiurético” (ADH). Este hormônio diminui a taxa na qual os rins produzem urina durante a noite. Quando há produção insuficiente de ADH , ou quando o corpo não processa ou responde adequadamente ao ADH, a produção de urina não diminui suficientemente à noite, o que pode causar enurese noturna.

 

  • Diabetes: O diabetes é causado pela produção insuficiente do hormônio insulina, que ajuda o corpo a processar o açúcar. Em pacientes não tratados, o diabetes faz com que o corpo elimine o açúcar pela urina, o que leva à perca de urina com mais frequência. Um dos primeiros sintomas mais frequentes de diabetes em crianças é um aumento acentuado na perda involuntária de urina, muitas vezes incluindo enurese.

 

Além disso, certos fatores aumentam o risco de enurese noturna, especialmente em crianças. Esses incluem:

  • História Familiar: Evidências recentes sugerem que fazer chichi na cama é hereditário. A criança média sem conexão familiar com a enurese noturna tem cerca de 15% de chance de lutar com o problema. Se uma criança tem um dos pais que lutou com enurese noturna, seu fator de risco aumenta para 50%, enquanto uma criança com dois pais que enurese na cama tem um fator de risco de 75%.

 

  • TDAH: A enurese noturna é mais comum em pessoas com Transtorno de Défice de Atenção com Hiperatividade (TDAH), especialmente crianças. Embora a ligação entre enurese noturna e TDAH ainda não seja totalmente compreendida, pesquisas mostram que crianças com TDAH têm um risco aumentado de enurese noturna em comparação com seus pares neuro típicos.

 

  • Ter um “sono pesado”: Ter um sono profundo pode afetar a forma como o corpo se comunica com o cérebro quando se trata de urinar. Uma criança em sono profundo pode ter mais dificuldade em desenvolver um sistema de sinalização eficaz que a acorde quando precisar urinar. Em vez disso, o assoalho pélvico da criança relaxa durante o sono e ocorre a enurese. O controle da bexiga cerebral se desenvolve naturalmente ao longo do tempo e melhora com a idade, mas as crianças que dormem profundamente geralmente demoram mais para se tornarem totalmente continentes à noite.

 

https://www.sleepfoundation.org/children-and-sleep/bedwetting