A Palavra de Cura
A poesia pode fornecer conforto e melhorar o humor durante períodos de stress, trauma e luto. A sua poderosa combinação de palavras, metáforas e métrica ajuda-nos a expressar melhor e a dar sentido ao mundo e ao nosso lugar nele.
Diferentes pesquisas encontraram evidências de que escrever ou ler poesia pode ser terapêutico tanto para pacientes que lidam com doenças e adversidades quanto para seus cuidadores. Um estudo de 2021 com crianças hospitalizadas descobriu que oferecer oportunidades para elas lerem e escreverem poesia reduziu o seu medo, tristeza, raiva, preocupação e fadiga. Um grupo de 44 pacientes pediátricos recebeu kits de escrita de poesia contendo instruções de escrita, amostras de poemas selecionados, cartolina colorida, canetas e marcadores. A maioria das crianças relatou que se sentiu feliz após a atividade de poesia. As pesquisas pós-poesia também descobriram que escrever e ler poesia proporcionou às crianças uma distração bem-vinda do stress e uma oportunidade para a autorreflexão.
Outro estudo descobriu que sessões guiadas de escrita de poesia aliviaram significativamente os sintomas de depressão e trauma em adolescentes que sofreram abuso. Outros estudos descobriram que a poesia terapêutica com um terapeuta certificado ajudou pacientes com cancro a melhorar a resiliência emocional, aliviar os níveis de ansiedade e melhorar a sua qualidade de vida.
A poesia terapêutica também pode apoiar o bem-estar emocional dos cuidadores, incluindo conselheiros de violência doméstica, familiares de pacientes com demência e profissionais de saúde da linha de frente. Uma revisão sistemática publicada em 2019 descobriu que a poesia pode ajudar os profissionais de saúde a combater o esgotamento e aumentar a empatia pelos pacientes, dando às linhas de frente outra ferramenta baseada na arte para recorrer durante a pandemia e depois dela.
Os benefícios curativos da poesia podem estender-se a praticamente qualquer pessoa um estudo com estudantes de graduação no Irão descobriu que ler poesia juntos reduzia os sinais de depressão, ansiedade e stress. Usar a poesia para encontrar a nossa voz pode abrir novas maneiras de nos expressarmos que não podem ser percorridas com as palavras do dia-a-dia e abrir caminhos para nos curar e restaurar, especialmente em tempos de stress. Como disse certa vez o psiquiatra e poético terapeuta da UCLA, Robert Carroll : “Nossas vozes são personificações de nós mesmos, escritos ou falados. É em tempos de extremos que ansiamos por encontrar palavras ou ouvir outra voz humana que nos diga que não estamos sozinhos. ”
https://www.artsandmindlab.org/more-than-words-why-poetry-is-good-for-our-health/
E se for escritora ou escritor? No link que se segue, tem algumas dicas para começar a escrever o seu poema:
https://www.readpoetry.com/8-poetry-exercises-to-help-your-creativity-flow/
Segue um poema de Otília Costa “A minha Voz não se cala”
A liberdade vale mais que um tesouro
Cabelos, soltos, ao vento.
Saltitando de alegria.
Livre como o pensamento,
Ia correndo Maria.
Nisto houve um passarinho,
Alegremente a cantar.
E, ela vai de mansinho,
Para o poder agarrar.
Mas logo, o seu coração,
Fortemente lhe bateu,
Ao recordar a lição
Que a professora lhe deu.
Não prendam as avezinhas
Nem em gaiola de ouro.
A liberdade, meninas,
Vale mais que um tesouro.
Que vos sirva de lição
Esta pequena história.
Se tendes bom coração,
Guardai-a bem na memória.
A referência que se segue é também mais uma prova em como a poesia diminui os níveis de ansiedade para o tratamento do miocárdio.
“Mirzaee MS, Mozafari N, Iranpoor D, Motamed N, Jahanpour F. The effect of poetry therapy on the level of anxiety in patients with myocardial infarction. Natl J Physiol Pharm Pharmacol 2018;8(6):848-853.”