“ Parar de fumar não é uma tarefa fácil.
As campanhas publicitárias glamorosas das grandes marcas de cigarros podem ser coisa do passado, mas ainda existem milhões de pessoas em todo o mundo que estão viciadas.
Incontáveis programas para parar de fumar e até mesmo as advertências mais explícitas e objetivas nas embalagens lutam para fazer os fumantes devotados largarem o vício.
E há aqueles fumantes que nem pensam em parar e usam os seguintes mitos como desculpa:
A nicotina pode afetar o paladar e, embora algumas pessoas ganhem peso ao parar, fumar nunca poderá ser sinónimo de um corpo saudável e esbelto.
É verdade que a nicotina é um inibidor do apetite e que parar de fumar pode torná-lo mais suscetível ao ganho de peso, mas isso não precisa acontecer. A nicotina também não acrescenta nada à sua condição física, pois reduz a quantidade de oxigénio disponível para o corpo e força o coração a trabalhar mais.
Concentre-se em comer refeições saudáveis e equilibradas, aumente a prática de exercícios regulares e por exemplo utilize a fruta (maçã, banana,..) para ajudar a controlar o apetite intenso durante os estágios iniciais de parar de fumar.
Embora o risco de doenças pulmonares seja uma desvantagem proeminente do tabaco, não é a única doença que o/a deve assustar. Fumar também causa danos significativos aos vasos sanguíneos, o que pode causar hipertensão e doenças cardiovasculares.
Na verdade, de acordo com um artigo anterior da Health24 , fumar é um dos maiores fatores de risco de doenças cardíacas. O risco de um fumador causar danos às artérias está diretamente relacionado ao número de cigarros diários.
Fumar também aumenta o risco de várias outras doenças crónicas, como diabetes tipo 2.
Vários estudos demonstraram que o fumo passivo (quando outras pessoas inalam o fumo de um fumador) também pode ter efeitos terríveis sobre a saúde.
Os não fumadores expostos ao fumo passivo em casa ou no trabalho têm um risco 30% maior de doenças cardiovasculares e cancro de pulmão do que seus pares não expostos ao fumo do cigarro.
Infelizmente, isso está longe de ser verdade. Os cigarros com baixo teor de alcatrão são considerados tão perigosos quanto aqueles com alto teor de alcatrão, pois os fumadores travam muito mais profundamente. E fumar ainda é fumar, não importa qual seja o teor de alcatrão do cigarro. Se a sua marca “segura” usual não estiver disponível, é provável que você se contente com algo mais forte. Não há benefícios conhecidos para marcas mais light.
O aroma de mentol em alguns cigarros proporciona uma sensação de refrescamento, levando a que inale com mais frequência e profundidade. Isso é potencialmente mais prejudicial do que as variações sem mentol, pois pode inalar mais e aguentar o fumo por muito mais tempo.
Essas manchas marrons na ponta de um cigarro não significam que todas as toxinas foram removidas do cigarro. A maioria dessas toxinas ainda é inalada e permanece em seus pulmões, e o que vê no filtro é apenas a ponta do iceberg.
Assista a este vídeo e veja por si mesmo como os filtros são ineficazes na remoção de toxinas do seu cigarro. E, de acordo com o Relatório Geral do Cirurgião sobre Tabagismo de 2010, os filtros apenas quebram as partículas do fumo, tornando a nicotina mais fácil de absorver, o que significa que os filtros não o/a protegem.
A verdade é que inalar o de fumo de qualquer coisa é extremamente perigoso, pois contém altas concentrações de toxinas e substâncias químicas cancerígenas.
Os perigos dos cigarros eletrónicos têm sido pesquisados ao longo dos anos e o narguilé também não é uma alternativa segura aos cigarros tradicionais. De acordo com um estudo publicado na Health24, “O sabor resfriado e adocicado do narguilé o torna mais atraente para as crianças e elas acreditam erroneamente que é menos prejudicial”.
E não é verdade que a água num filtro filtre as toxinas.
Fumar com seus amigos durante um fim de semana ou sempre que estiver um pouco alcoolizado? A pesquisa mostrou que o cigarro ocasional de vez em quando é suficiente para aumentar o risco de problemas de saúde, incluindo a maioria dos cancros.
No entanto, há boas notícias. Se você é um fumador social, é provável que tenha uma oportunidade maior de parar de fumar, já que só fuma em certas situações ou por causa de certos gatilhos.
Tem um estilo de vida saudável, exceto fumar? Infelizmente há pouco que uma dieta saudável e um regime de exercícios possam fazer para reverter os efeitos do tabagismo.
A proteção que obtém de um estilo de vida saudável não conta muito em comparação com os efeitos perigosos do tabaco.
Embora seja possível que a função pulmonar melhore quando parar de fumar durante os primeiros 30 anos, os pulmões das pessoas mais velhas não melhoram tanto, de acordo com um estudo publicado no BMJ . No entanto, parar quando tiver mais de 30 anos, retardará a deterioração, portanto, não desanime. Não importa há quanto tempo fuma, pois ainda pode reduzir o risco de ataque cardíaco e de cancro ao parar.
Não acredita com a ajuda de um programa para parar de fumar porque, no final das contas, isso será um desperdício de dinheiro? Pense de novo. Embora muitas pessoas tenham dúvidas sobre o investimento num tratamento para parar de fumar, aqueles que confiam apenas na força de vontade têm menos possibilidade de ter sucesso no parar de fumar.”