“Em primeiro lugar reflita sobre as suas motivações.
Existem seis categorias diferentes de fumadores: o que fuma para receber um estímulo, o que fuma por prazer, o que fuma para se descontrair, o que fuma para acalmar as suas ansiedades, o que fuma por absoluta necessidade e, por fim, o que fuma por hábito ou para estar entretido.
Hoje falamos sobre a 1ª categoria. O fumador, com o ato de fumar, procura um estímulo.
Encontramos frequentemente no nosso tipo de sociedade este tipo de fumador, uma pessoa responsável que diz a si própria «necessito absolutamente disto para trabalhar, atendendo à minha atividade profissional, que me traz permanentemente tensão…». Na realidade, abusa quase sempre e está à beira do esgotamento.
Abusa de excitantes diversos que lhes dão a ilusão de manter-se em forma: o café, principalmente, mas também o álcool, a boa mesa…
Autoritário de caráter voluntarioso e agressivo, perfeitamente adaptado aos ideiais de vida desta sociedade sujeita a sua vida à carreira profissional . O cigarro faz parte do seu ambiente indispensável.
O efeito de chicotada que ele obtém com os excitantes depressa se mostra falacioso. É-lhe necessário ir aumentando incessantemente as doses e vai fumando cada vez mais , vai bebendo cada vez mais cafés, etc.
Na maioria dos casos, é um grande fumador que consume dois ou três maços de cigarros. De modo que este género de fumador usa o tabaco como uma droga; no entanto, paradoxalmente,é também nesta categoria que encontramos as pessoas que mais facilmente desintoxicam.
O seu carácter frontal e voluntarioso auxilia a consegui-lo.
Uma vez tomada a decisão (a motivação pode estar então aliada à preocupação com a saúde… ), são capazes de deixar de fumar com grande facilidade. Com estas pessoas é tudo ou nada.
Mas novamente repito: tudo depende da determinação inicial. Se o leitor não está seguro da sua opção, é garantido que terá de fazer grandes esforços, para quebrar as grilhetas de uma escravidão que aceitou livremente. “
Fonte: Roger, Jean Luc; Como Deixar de Fumar; Publicações Dom Quixote, 1984, 71308